Dicas de SEO, usuários apaixonados, relatórios no GA e comportamento: UX pela Web

Screenshot da apresentação de Stephen Anderson

Dicas de SEO para designers e webwriters

A tal da Search Engine Optimization (SEO) tem ganhado bastante destaque dentro de projetos web. Não é pra menos, já que a maioria das sessões de navegação atualmente começam com uma busca no Google. Apesar de muitas diretrizes do SEO serem aplicadas no html, existem coisas que designers e webwriters podem fazer que também influenciam.

Mantendo usuários apaixonados pelo seu produto

Um bom produto deve ser como um relacionamento: mesmo depois daquele período inicial de paixão, é necessário manter a atração e a convivência. Essa apresentação do Stephen Anderson aborda esse assunto, e tem um dos melhores slides sobre gamification que eu já vi: ao invés de falarmos de mudar o comportamento do consumidor usando mecânicas de jogo, por que não influenciar o comportamento humano usando psicologia?

Relatórios personalizados para blogs no Google Analytics

Quem tem blog ou site sabe como é viciante acompanhar as métricas pelo Google Analytics. Esse artigo traz 5 relatórios personalizados ( os custom reports) com cruzamento de métricas interessantes para blogueiros: melhor hora para postar, % de novos visitantes por página, keywords que levaram às páginas mais visitadas, melhor hora para twittar e fontes de tráfego por landing pages.

Entendendo o básico de comportamento (e como influencia-lo)

AIs e designers de interação já aprenderam que não é possível prever perfeitamente o comportamento dos usuários. No entanto, nós podemos e devemos influencia-lo através do design, conduzindo-o a uma experiência satisfatória para nós e para ele. Para influenciar comportamentos, é necessário entender primeiro como eles ocorrem. Esse artigo do coletivo Johnny Holland faz um bom resumo das principais teorias comportamentais e como podemos aplica-las no nosso trabalho.

 

Uma ideia sobre “Dicas de SEO, usuários apaixonados, relatórios no GA e comportamento: UX pela Web

  1. Leandro

    Parabéns mais uma vez :) gostei principalmente do link “Relatórios personalizados para blogs no Google Analytics” esse jeito de escrever e “linkar” para ótimos exemplos é muito bom. E escreves muito bem também.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>